Disciplina de Projetos Comunitários realiza ação no Campus neste sábado (03) – Campus Palmas

comunidade

Disciplina de Projetos Comunitários realiza ação no Campus neste sábado (03)

Neste sábado (03), foi realizada no Campus Palmas a última etapa da Disciplina Projetos Comunitários do Curso de Administração, relativo ao letivo de 2020. A ação foi organizada pelos formandos do Curso de Administração, com apoio dos servidores da Direção Administrativa, com o plantio de mais de 500 mudas na área do Campus, dentre as quais: 200 Ipês Amarelos e Roxos, 100 Araucárias, plantas frutíferas e nativas. Além de acadêmicos, participaram a Equipe de Gestão do Campus, voluntários e colaboradores dos setores de manutenção e limpeza.

A disciplina de Projetos Comunitários, do Curso de Administração, ministrada pelo Professor Everaldo de Souza, tem como objetivo desenvolver maior integração entre IFPR e comunidade, contribuindo para melhor formação profissional e cidadã. De acordo com o Docente, “os projetos são escolhidos, planejados, organizados e executados pelos acadêmicos que buscam apoiadores e voluntários”.

Além do Projeto de plantio de mudas, outros projetos foram ou estão sendo desenvolvidos. Destaca-se o projeto “Parque Universitário”, que está em elaboração, assim como o Projeto de Reciclagem, no qual se fez implantação de lixeiras e identificações para materiais recicláveis e não recicláveis em todo o Campus, além de orientações para a equipe de limpeza e manutenção. Este projeto está sendo realizado em etapas e, quando do retorno presencial, serão executadas ações de orientações aos estudantes em sala de aula e a construção do Ecoponto.

Outra ação realizada na disciplina foi o apoio ao grupo de voluntários que cuidam dos cachorros abandonados no IFPR. Os acadêmicos de administração desenvolveram projeto de melhorias para o espaço (cercamento dos cães), com o apoio de empresas e voluntários. Esta ação teve como objetivo dar melhores condições de vida aos animais, bem como colaborar com os voluntários que dedicam seu tempo ao bem estar animal.

Frisa-se que tais projetos já atenderam, também, diversas organizações não governamentais e/ou comunidades de Palmas, Clevelândia, Abelardo Luz e Mariópolis. Estavam planejados, também, novas ações, incluindo Mangueirinha, Coronel Domingos Soares e o Campus Avançado de Coronel Vivida, que necessitaram de adequação mediante o cenário pandêmico vivenciado desde 2020 de acordo com os protocolos sanitários.