Campus Palmas realiza audiência pública. A temática foi a abertura de Curso Técnico Integrado de Informática para Internet – Campus Palmas

comunidade

Aconteceu no Auditório do campus Palmas, na noite de 27 de fevereiro, a Audiência Pública que apresentou a proposta de abertura do curso de Ensino Médio Técnico Integrado de Informática para Internet.

Na ocasião, estiveram presentes compondo a mesa o Diretor Geral do campus, Prof. Roberto Bianchi; a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, profª Graciela Cabreira Gehlen; a Coordenadora de Administração Adriana Terres Lopes; as professoras do curso de Sistemas de Informação Andreia Marini, Heloíse Acco Tives, Lilian do Nascimento Araújo e Simone de Ramos e a representante discente Bianca Locatelli, integrante do D.C.E. O convite foi aberto à toda comunidade acadêmica, assim como integrantes da sociedade civil de Palmas e Região, que marcaram presença no evento.

Na abertura, o prof. Roberto Bianchi falou sobre as dificuldades que foram superadas para a abertura desse curso, uma vez que essa foi a terceira tentativa que havia sido proposta para a Reitoria do IFPR e, ao contrário das anteriores, essa foi aprovada e entrará em funcionamento já no próximo ano letivo (2024). A profª. Graciela Gehlen apontou a relevância acadêmica de mais um curso técnico médio no campus, uma vez que a existência e oferta de cursos nessas modalidades é uma das especificidades dos Institutos Federais, o que também colabora com o desenvolvimento da região.

Na sequência, a profª Andreia Marini apresentou um panorama sobre o curso, incluindo os resultados obtidos através da Consulta Pública realizada anteriormente, por questionário eletrônico, entre os dias 13/02 a 25/02. De acordo com a docente, “trata-se de um curso técnico, no eixo tecnológico Informação e Comunicação, com carga horária de 3000 horas, sendo integrado ao Ensino Médio, tendo componentes da formação específica de Informática para Internet, assim como da Educação Básica. É um curso onde o profissional estará habilitado a codificar, publicar, documentar aplicações de internet e dispositivos móveis, assim como também planejar, desenvolver, organizar, monitorar e estruturar essas aplicações web. Para atuação profissional como Técnico em Informática para Internet é fundamental que se obtenha conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e execução de projetos, especificamente web site focados na experiência do usuário, nos testes, nas análises dos produtos web e, num momento seguinte, na liderança de equipes para desenvolver tais tipos de projetos e, sem dúvida, às questões voltadas para a ética profissional”.

O evento foi uma oportunidade para discutir elementos importantes do curso e sua integração à cidade de Palmas, apresentando índices locais, conexões do egresso com o mundo do trabalho, assim como as parcerias existentes até o momento, principalmente com o curso de graduação em Sistemas de Informação que podem ser replicadas no novo curso do Ensino Médio.

Em relação ao questionário realizado anteriormente, destacou-se que o resultado da Consulta Pública demonstrou que tanto a comunidade interna quanto a externa apoia a abertura do curso e está interessada em discutir as questões relacionadas a essa oferta. “Tudo o que aconteceu hoje, nessa Audiência, é só um passo de criação do curso”, afirma a profª Andreia Marini.

Nos próximos dias serão divulgadas outras atividades internas do IFPR que, quando executadas, podem permitir a implementação desse curso.