Campus Palmas sedia Seminário Municipal de Revelação Espontânea e Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência – Campus Palmas

comunidade

Campus Palmas sedia Seminário Municipal de Revelação Espontânea e Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência

Publicado em

Copiado!

No último dia 23, no Auditório do Campus Palmas do IFPR, aconteceu o Seminário Municipal de Revelação Espontânea e Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência.

O evento, que foi organizado pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça, Comarca de Pato Branco do Ministério Público e IFPR Campus Palmas, teve a presença do Diretor Geral do campus Palmas, professor Roberto Carlos Bianchi, da coordenadora do curso de Direito, professora Jaqueline de Fátima Roman, de Conselheiros Tutelares, membros da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde assim como de acadêmicos e docentes do campus Palmas.

O Seminário contou com a participação da psicóloga do Ministério Público do Paraná (MP-PR) Patrícia Lages. Em sua fala, Patrícia apontou a necessidade dos adultos acolherem e dar credibilidade às denúncias realizadas pelas vítimas. De acordo com a psicóloga, “eventos como esse são importantes não apenas para chamar a atenção para essa situação, mas também por conta do número de casos que acontecem, uma vez que pesquisas indicam, em nível mundial, um cenário onde 8% dos meninos e 18% das meninas vão sofrer alguma violência sexual até só 18 anos”. Considerando que esse seminário aconteceu em um espaço público educacional, Patrícia Lages referiu que “a ampla compreensão do fenômeno da violência, com suas dinâmicas de funcionamento, seria a forma mais eficaz de capacitação dos profissionais de educação, uma vez que essa compreensão evita a culpabilização da vítima. Isso não é algo de uma resolução instantânea, uma vez que esse processo é longo e necessita ser continuado”.

O Promotor de Justiça do município de Palmas, Leone Gonçalves, também reforçou que a realização desses eventos permitem e colaboram para o aprofundamento e capacitação dos profissionais de áreas diversas que se relacionam com o tema da violência contra a criança e adolescente.

A realização de Seminários como esse, tão importantes para o interesse coletivo em locais como o campus Palmas, fortalecem as ações interligadas entre Educação e Cidadania na região, fazendo cumprir a função de valorização dos espaços públicos como o IFPR.

Topo