I SIMPÓSIO DE FUTEBOL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPR CAMPUS PALMAS – Campus Palmas

educação física

I SIMPÓSIO DE FUTEBOL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPR CAMPUS PALMAS

Publicado em

Copiado!

No dia 12 de dezembro foi realizado o I Simpósio de Futebol com o tema Futebol Feminino: espaços e talentos. O evento foi organizado pelos acadêmicos da disciplina de futebol sob a coordenação do Prof. Luciano Martignoni.

O Curso de Graduação em Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas tem promovido, em consonância com o seu Projeto Político Pedagógico, a curricularização da extensão em suas disciplinas, processo que enriquece a formação inicial dos acadêmicos e contribui com a formação permanente dos profissionais de Educação Física que atuam na região, bem como socializa para a comunidade de Palmas e região o conhecimento produzido na instituição.

O Simpósio de Futebol objetiva a promoção da discussão acadêmica e a extensão destes saberes à comunidade acadêmica e à sociedade, tendo o futebol como tema amplo. Na primeira edição foi abordado o tema do futebol feminino. Tivemos como palestrantes a atleta de futebol Bruna Santos Nhaia (Bruninha), lateral da Seleção Brasileira de futebol feminino e jogadora do Gotham FC dos EUA e a Treinadora de futsal Rafaela Nicolete, com passagem destacada por diversos times do cenário nacional e que atualmente é treinadora da equipe feminina da UNIDEP/Pato Branco.

O debate mostrou a realidade, os desafios e potencialidades do Futebol/Futsal feminino no sentido da estruturação da modalidade que, historicamente teve seus olhos voltados ao masculino. O evento foi enriquecedor para os acadêmicos e para a comunidade e demonstrou que o diálogo de saberes que aproxima o conhecimento científico e o conhecimento concreto pode produzir a transformação da realidade.

Topo