#ZIKAZERO: continuidade de ações nos campi do IFPR reforça o combate ao Aedes – Instituto Federal do Paraná

#ZIKAZERO: continuidade de ações nos campi do IFPR reforça o combate ao Aedes

Nesta sexta-feira (26), diversos campi do IFPR participaram, mais uma vez, do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. Firmado pelas entidades brasileiras ligadas à educação, sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC), a campanha tem por objetivo frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, o avanço dos casos de dengue, chikungunya e zika. A continuidade das ações reforça a importância de estar regularmente procurando e eliminando focos do inseto.

Seja com armadilhas, faxinaço, palestras de conscientização ou produção de materiais informativos, o importante é cada um fazer sua parte! Veja como os campi do IFPR estão contribuindo:

Em Assis Chateaubriand, o campus realizou um mutirão de limpeza e verificação de possíveis focos de mosquito em sua área. Também realizou uma apresentação artística, por parte dos estudantes do Ensino Médio (teatro e músicas com a Banda Zika Zero), para a comunidade interna e para estudantes da Escola Municipal Professora Odila De Souza Teixeira.

No Campus Avançado Astorga, os estudantes finalizaram a elaboração de cartazes com informações relacionadas à prevenção ao vírus da zika. Durante a atividade, os veteranos discutiram os conhecimentos adquiridos na ação do dia 19/02 com os calouros, que iniciaram as atividades apenas nesta semana. Na próxima mobilização #ZIKAZERO, programada para o dia 04 de março, todos agirão em conjunto na comunidade local, levando informações sobre prevenção e cuidados para a população de Astorga. De acordo com a professora Luiza Razêra, a atividade capacita os estudantes a levarem as informações relevantes sobre a importância do combate ao Aedes aos pais, responsáveis, familiares, vizinhos e amigos, desconstruindo falsos rumores a respeito do vírus.

Em Cascavel, foi realizada uma palestra, com o apoio da da Secretaria de Saúde do município, com o objetivo de conscientizar a comunidade interna sobre a importância de combater o mosquito e transformar o controle em hábito diário. Para o dia 04 de março, está programada a confecção de painéis por parte dos alunos, que tirarão fotos, na vizinhança, de ações que estiverem sendo realizadas para o combate ao Aedes. Além disso, um painel informativo será exposto no hall da instituição. Serão mais de 200 alunos e 30 servidores mobilizados.

O Campus Coronel Vivida desenvolveu atividade de vistoria e busca de focos de criadouros do mosquito nas dependências da unidade e nos arredores. A atividade foi realizada no período da manhã pelas 3 turmas do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, envolvendo docentes e discentes.

Campus Curitiba não ficou de fora: os alunos pertencentes ao Grêmio Estudantil passaram nas salas de aula distribuindo folhetos informativos da campanha; além disso, o Grêmio também executou a fixação de cartazes da campanha nas salas de aula.

Em Foz do Iguaçu, as atividades do campus foram externas. Alunos e servidores do colegiado de Gastronomia distribuíram material de divulgação e conversaram com a população na Ponte da Amizade, das 10h30 às 13h. A RPC Cataratas acompanhou a ação, cujo link está disponível aqui. Promovendo mais uma vez um evento lúdico, além de informativo, uma aluna do campus realizou as ações vestida de forma alusiva ao mosquito.

O Campus Irati teve de reorganizar atividades por causa da chuva. Em vez do “faxinaço” que estava programado, foi realizada, pela equipe pedagógica, uma ação educativa de conscientização sobre a importância do combate ao inseto. No dia 22 de fevereiro, havia sido realizada uma palestra educativa pela enfermeira Jacira Isidoro, da Unidade Básica de Saúde da Vila São João. Mais informações podem ser conferidas aqui. Para o dia 04 de março, está sendo articulada uma ação junto à Prefeitura de Irati, por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social.

Armadilhas caseiras confeccionadas com garrafas PET foram produzidas no Campus Pinhais. O professor Sandro de Araujo e os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Informática prepararam 30 armadilhas para capturar o Aedes. Elas têm como propósito impedir o ciclo reprodutivo dos mosquitos, sem gastar com inseticidas e, o mais importante, de uma forma ecologicamente correta. Confira várias fotos aqui.

No período da manhã, no Campus União da Vitória, os alunos receberam orientações de como observarem possíveis criadouros do mosquito em suas casas e na vizinhança, registrando-os para apresentação na próxima semana, como atividade curricular. A professora de Biologia Rosana Maria Frey apresentou a estudantes do segundo ano um artigo da Revista Ciência Hoje, que aborda a questão do uso de pesticidas e como isso afeta o ambiente e as pessoas. Segundo a professora, é necessário fazer uma reflexão sobre o assunto. Veja mais na matéria. Outras atividades estavam previstas na unidade, no entanto, devido à chuva, tiveram de ser canceladas.

Ações anteriores

IFPR participa de “Faxinaço” contra o mosquito Aedes aegypti (29/01/2016)
Em dia de “Faxinaço” contra o Aedescampi do IFPR dão exemplo nas ações de combate ao mosquito (19/02/2016)