Primeiras formaturas presenciais dos cursos técnicos pós-pandemia foram realizadas nesta semana – Campus Palmas

gabinete

Foram realizadas na terça e quarta desta semana (15 e 16), as formaturas dos Cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Serviços Jurídicos do IFPR Campus Palmas. Nas ocasiões, formaram-se, ao todo, 48 estudantes das primeiras turmas do Ensino Médio a terem formaturas presenciais desde a suspensão das atividades presenciais, que aconteceu há exatos dois anos. O momento, tomado de emoções e lindos discursos, trás à tona a esperança de um retorno a uma nova normalidade pós pandêmica.

O Egresso do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, Pedro Lucas Dukeviski, compartilha sobre as experiências adquiridas ao longo do curso, a sensação de se formar e o que espera para seu futuro:

“Como proposto, o curso não é apenas responsável pela formação acadêmica no Ensino Médio regular, mas caracteriza-se pela maneira em que desenvolve em nós, alunos, um senso crítico e humano, uma nova forma de questionar as eventualidades do cotidiano e observar características com a necessidade de mudança e melhora na sociedade. Com certeza essa foi uma das experiências mais marcantes, a necessidade de desenvolvermos uma capacidade de conviver em sociedade com pessoas de diferentes classes sociais, diferentes gostos musicais, de vestimentas e de pensamentos. Conviver com os meus colegas de uma forma tão intensa me fez mudar as percepções de vários pontos  que eu possuía em relação à interação humana e, saber disso, me traz uma imensa felicidade, pois esse nicho assim como todos os outros passaram por uma grande metamorfose!”.

O depoimento enfatiza o compromisso da instituição, que vai além da grade curricular, com o alcançar de novos horizontes, com a formação crítica e de cunho social do IFPR. Pedro fala, ainda, sobre o que espera pós-formatura:

“A sensação de me formar é inexplicável, olhar para os meus colegas, amigos e professores, saber que nos dedicamos, abdicamos de prazeres para que nossa formação fosse exemplar e sentir que todos merecemos estar ali é algo incrível. A felicidade é ardente, sorrisos,  abraços e admiração definem um pouco do afeto que desenvolvemos durante esses 3 anos de curso, esse dia nunca será esquecido. Como o Professor Luiz Rankel nos disse em seu discurso, do futuro há asas e tamanha liberdade, depende de todos nós alçar novos vôos e olhar para o horizonte, definindo nossa rota. Passar por esse curso me mostrou vários pontos a serem seguidos pela vida profissional, é importante experimentar coisas diferentes para que haja uma escolha. Espero que o futuro de todos nós seja brilhante, nos sentimos preparados para a tamanha responsabilidade que nos fora atribuída, mas sabemos da necessidade de haver uma sociedade mais humana, digna e crítica; a fim de usufruir plenamente e com convicção de  nossos direitos, assim como de nossas obrigações.”

O IFPR Campus Palmas parabeniza a todos os recém formados, Técnicos em Alimentos e Técnicos em Serviços Jurídicos, que, apesar do período difícil, persistiram em suas formações. Desejamos sucesso em suas trajetórias e agradecemos a cada um que depositou a confiança da sua formação no IFPR Campus Palmas.

Como enfatizou o Diretor Geral do Campus Palmas em seu discurso, Professor Roberto Carlos Bianchi,

Do Ensino Médio ficam as lembranças, os sabores e dissabores, fica o entendimento de que a caminhada, daquilo que se aprendeu durante o percurso, valeu a pena, de que uma história nova, se consolidou na sua vida, de seus familiares dos seus amigos e da Instituição por onde você passou.