Registro Acadêmico (Matrícula inicial)
Atualizado em
DEFINIÇÃO
Entende-se por Registro Acadêmico o ato de vinculação oficial do estudante ao IFPR, mediante entrega e aceite da documentação necessária fixada em edital, pela Secretaria Acadêmica, à qual compete a conferência e a guarda da documentação.
DOCUMENTOS
O aluno ou seu responsável (para alunos menores de 18 anos) deverá comparecer à Secretaria Acadêmica do Campus e entregar a documentação exigida no Edital que rege o processo de seleção.
PROCEDIMENTOS
A Secretaria Acadêmica do Campus receberá o pedido e conferirá a documentação. Tendo o aluno cumprido todas as formalidades, a Secretaria Acadêmica deferirá o pedido.
Após o deferimento do pedido, a Secretaria Acadêmica deverá:
- Coletar assinatura do aluno ou seu responsável no Comprovante de Cadastro do aluno/Requerimento de Registro Acadêmico;
- Alterar a situação do aluno no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) para ativo, confirmando os dados cadastrados com os documentos entregues pelo aluno;
- Abrir uma Pasta Individual do Aluno;
- Anexar uma via de todos os documentos entregues pelo aluno em sua Pasta Individual do Aluno;
- Incluir o aluno no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica).
LEGISLAÇÃO BÁSICA
- Resolução CONSUP/IFPR nº 54/2011, que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
- Resolução CONSUP/IFPR nº 55/2011, que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Superior no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
ARQUIVOS
- GERAL
- Requerimento de Registro Acadêmico – (formato doc) (arquivo pdf) – atualizado em 21/01/2016
- Comprovante de Requerimento de Registro Acadêmico – (formato doc) (arquivo pdf)
- Declaração de Documentos Faltantes – (formato doc) (arquivo pdf)
- Termo de Responsabilidade – (formato doc) (arquivo pdf)
- Autorização para uso de imagem (formato doc) (arquivo pdf)
- Declaração de que não não ocupa duas vagas em Instituição Pública de Ensino Superior e Autorização para uso de imagem (para cursos de graduação) (formato doc) (arquivo pdf)
- Procuração para Registro Acadêmico por terceiros* (formato doc) (arquivo odt)
*necessária apresentação de cópia de RG do outorgante e do outorgado.
- COTAS
- Declaração de que não possui Curso Superior (Anexo IX) – (formato doc) (arquivo pdf)
- Autodeclaração de que é de cor preta ou parda (Anexo X) – (formato doc) (arquivo pdf)
- Autodeclaração de que pertence a grupo indígena (Anexo XI) – (formato doc) (arquivo pdf)
- RENDA
- Declaração de Trabalho Informal (Anexo IV) – (formato doc) (arquivo pdf)
- Declaração de Renda Bruta Familiar (Anexo V) – (formato doc) (arquivo pdf)
- Declaração de Não Possuir Renda Mensal (Anexo VI) – (formato doc) (arquivo pdf)
- Orientação com relação à documentação das vagas de Cotas Sociais (arquivo pdf)
- Consulta às Escolas Públicas
- CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA
- Requerimento de Confirmação de Matrícula – (formato doc) (arquivo pdf)